Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Facebook Twitter Youtube Sound Cloud
Notícias C,T&IMato Grosso do Sul sedia o 49¬ļ Congresso Brasileiro de Medicina Tropical com apoio da Fundect

Mato Grosso do Sul sedia o 49¬ļ Congresso Brasileiro de Medicina Tropical com apoio da Fundect

 

Diretor Presidente da Fundect, Marcelo Turine, representa o Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli

 

Mato Grosso do Sul sedia o 49¬ļ Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, pela primeira vez em 51 anos de exist√™ncia da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Para n√≥s √© um grande orgulho que recebemos o maior evento do pa√≠s na √°rea da pesquisa m√©dica dos Tr√≥picos, comemora Rivaldo Ven√Ęncio da Cunha, presidente Congresso, durante fala na abertura oficial do evento nesta quarta-feira (07/08).

 

Segundo a organiza√ß√£o, espera-se mais de 2 mil pessoas durante os cinco dias do Congresso, que ocorre at√© o dia 10 de agosto no Centro de Conven√ß√Ķes Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS).

 

Ainda durante a solenidade de abertura, os presidentes da SBMT, médico Carlos Costa, e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), pesquisador Paulo Gadelha, destacaram como os resultados das pesquisas brasileiras poderão servir a outros países tropicais. O Brasil tem tudo para ser uma grande liderança do mundo tropical, destaca Costa. Para Gadelha, é preciso saber o porquê da nossa pobreza, porque nós dos países tropicais somos pobres, assim poderemos agir com uma medicina preventiva e de resultado.

 

Representando o governador do Estado, Andr√© Puccinelli, o Diretor Presidente da Fundect, Marcelo Turine, destacou que a ci√™ncia e tecnologia possibilitam avan√ßos em todas as √°reas. O Estado recebe os congressistas esperando que das discuss√Ķes dos trabalhos possam ser aplicados para a melhoria da qualidade de vida dos povos tropicais.

 

49¬ļ Congresso Brasileiro de Medicina Tropical

 

Dentre os assuntos debatidos est√° a nova medicina tropical e as interfaces com as caracter√≠sticas socioecon√īmicas dos pa√≠ses tropicais. Grande parte da popula√ß√£o vive sem saneamento, sem √°gua pot√°vel, eletricidade, em aglomera√ß√Ķes, causando novas doen√ßas e endemias, enfatiza Gadelha. Temos ainda acidentes de tr√Ęnsito e homic√≠dios que hoje s√£o consideradas as novas epidemias, dos pa√≠ses tropicais, evidenciando a pobreza, a falta de seguran√ßa e se servi√ßos p√ļblicos.

 

Durante o evento, est√° prevista extensa programa√ß√£o de cursos, reuni√Ķes e eventos paralelos. Pelo menos 30 palestras re√ļnem pesquisadores atuantes na √°rea. Informa√ß√Ķes sobre a programa√ß√£o completa est√° dispon√≠vel no portal oficial do evento www.medtrop2013.com.br

Mídia Ciência

BOLETIM INFORMATIVO

MS FAZ CIÊNCIA

Nº 10

VER ONLINE
+ Edições

BASE DE PROJETOS

desenho de uma lupa

REVISTA

CORUMBELLA

Nº 04

VER ONLINE
+ Edições

Seções

A Fundect

Programas

SIGFAP

Parceiros

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial