Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Facebook Twitter Youtube Sound Cloud
Notícias C,T&IOrienta√ß√Ķes gerais para pesquisadores

Orienta√ß√Ķes gerais para pesquisadores

Caro pesquisador, você encontrará na sequência abaixo: 

- Orienta√ß√Ķes para presta√ß√£o de contas;

- Checklist para prestação de contas com cartão e cheque;

- Procedimentos para requisição de bolsistas no projeto;

- Passo a passo para remanejamento de recursos;

- Passo a passo para envio de relatório técnico de projetos.

Orienta√ß√Ķes para presta√ß√£o de contas

1¬†¬† ¬†Os documentos fiscais dever√£o ser emitidos em nome do outorgado e conter os n√ļmeros do termo de outorga e Siafem no campo observa√ß√Ķes.

2    Não efetuar despesas fora da vigência do termo de outorga, nem pagamento antecipado.

3    A cada aquisição no projeto, lance e atualize as despesas no SigFundect. As notas fiscais e os demais comprovantes de despesas deverão ser digitalizados e anexados no SigFundect.

4    O fornecedor deve atestar recebimento nos documentos fiscais de pagamentos efetuados. 

5    Dois membros da equipe deverão atestar em todos os documentos fiscais o recebimento dos itens adquiridos para o projeto.

6¬†¬† ¬†Para todas e quaisquer aquisi√ß√Ķes nos projetos s√£o necess√°rios tr√™s or√ßamentos (exceto para despesas com combust√≠vel), que dever√£o compor a documenta√ß√£o para a presta√ß√£o de contas. √Č permitida a aquisi√ß√£o pela internet, desde que com as devidas identifica√ß√Ķes.

7    O pagamento de diárias, passagens e hospedagem deve ser apenas para membros do projeto ou palestrantes convidados cadastrados no SigFundect.

8    Não é permitido o pagamento concomitante de diárias e hospedagem no mesmo período.

9¬†¬† ¬†Quanto √† aquisi√ß√£o de passagens por ag√™ncia de viagem, o valor de agenciamento dever√° ser comprovado por nota fiscal, com descri√ß√£o dos servi√ßos prestados (nomes dos passageiros, n√ļmero do eticket, trecho e data).

10¬†¬† ¬†Todos os comprovantes de viagem (bilhete eletr√īnico ‚Äď eticket, cart√Ķes de embarque, bilhetes rodovi√°rios, etc.) dever√£o ser apresentados na presta√ß√£o de contas.

11    Para cada abastecimento com combustível, apresentar cupom fiscal, contendo o nome e CPF do outorgado e a placa do veículo.

12    O saque no cartão BB Pesquisa é autorizado para despesas com diárias e pagamento de bolsistas.

13    A aquisição de qualquer item não previsto no projeto, bem como o uso da aplicação financeira, deverão ser autorizadas pela diretoria científica da Fundect por meio do formulário de remanejamento de recursos.

14    Na conta do projeto não pode haver qualquer tipo de cobrança de tarifa bancária. Caso ocorra algum tipo de débito, é imprescindível solicitar o estorno diretamente na agência.

15    O recurso disponibilizado deve ser mantido em conta aplicação (não se aplica ao cartão BB Pesquisa).

16    O termo de encerramento da conta deverá conter assinatura do gerente da agência bancária (não se aplica ao cartão BB Pesquisa).

17    Na prestação de contas o coordenador deverá apresentar todos os canhotos dos cheques utilizados e as folhas inutilizadas. No caso do cartão BB Pesquisa, deverá entregar o cartão.

18¬†¬† ¬†O coordenador dever√° utilizar a logomarca da Fundect sempre que promover uma divulga√ß√£o ou publica√ß√£o do projeto, sob pena de restri√ß√Ķes.

19    No caso de recursos movimentados por cheque, o saldo remanescente deverá ser devolvido mediante depósito identificado na conta bancária da Fundect, até 30 dias após o seu término.

20    A prorrogação do projeto poderá ser solicitada pelo coordenador por meio do SigFundect, impreterivelmente até 30 dias antes do término do projeto, encaminhando o ofício original, com anuência da interveniente, e os seguintes documentos para a Fundect: relatório técnico parcial, conciliação bancária, relação dos equipamentos adquiridos e extrato do mês atual.

21¬†¬† ¬†As informa√ß√Ķes ser√£o prestadas e as d√ļvidas esclarecidas pela equipe da Fundect por meio da ferramenta eletr√īnica de correio do SigFundect.

Clique aqui para fazer visualizar o checklist para prestação de contas com Cartão

Clique aqui para visualizar o checklist para prestação de contas com Cheque

Procedimento para requisição de bolsistas no projeto

Em algumas chamadas da Fundect há a possibilidade de solicitação de bolsa para que alunos possam auxiliar nas pesquisas. Após a aprovação do projeto, o pesquisador poderá visualizar em quais rubricas estarão disponibilizados os recursos.

Para utilizar o recurso destinado ao pagamento dos bolsistas, o pesquisador dever√° realizar os seguintes procedimentos:

1.    Solicitar a requisição de bolsa via SigFundect, por meio do item 4. Bolsas >> 4.1 Requisição, onde o pesquisador cadastrará todas as atividades do bolsista.

2.    Após cadastro do bolsista no item citado acima, o pesquisador deverá imprimir o termo de compromisso (plano de atividades), colher todas as assinaturas (originais) pertinentes (coordenador, bolsista e representante legal da instituição) e tirar cópias do RG, CPF e comprovante de residência do bolsista. Esses documentos devem ser entregues na sede da Fundect ou encaminhados via sedex para o setor de bolsas.

3.    Após recebimento desses documentos, o setor responsável ficará encarregado de realizar o enquadramento da solicitação de bolsa. Somente após esse enquadramento é que a bolsa passará a ter vigência e os pagamentos serão permitidos.

4.¬†¬† ¬†Durante a vig√™ncia do projeto, o pesquisador poder√° cancelar e/ou substituir o bolsista. Para esses procedimentos, o coordenador do projeto dever√° realizar as devidas solicita√ß√Ķes nos itens 4.2 e 4.3 respectivamente. Para o cancelamento do bolsista, o coordenador dever√°, al√©m de realizar a solicita√ß√£o via SigFundect, encaminhar um of√≠cio informando o cancelamento. Na substitui√ß√£o, dever√° observar os mesmos procedimentos citados no item 2.¬†

5.    Cabe ressaltar que, para todos os documentos que necessitem de assinatura e que deverão ser entregues na Fundect, não serão aceitos documentos com assinaturas digitalizadas.

6.¬†¬† ¬†As informa√ß√Ķes ser√£o prestadas e as d√ļvidas esclarecidas pela equipe da Fundect por meio da ferramenta eletr√īnica de correio do SigFundect direcionado ao setor de ger√™ncia de bolsas.

Passo a passo para remanejamento de recursos

1.    Digitar no SigFundect o CPF e a senha do coordenador da proposta.

2.¬†¬† ¬†Localizar a proposta desejada e clicar em informa√ß√Ķes.

3.    Dentro da proposta, clicar no item 6.1 Novo formulário.

4.¬†¬† ¬†Localizar o formul√°rio Anexo IX ‚Äď Solicita√ß√£o de remanejamento de recursos.

5.    Clicar na rubrica que deseja remover o dinheiro.

6.    Descrever a justificativa.

7.    Clicar em salvar e enviar.

8.¬†¬† ¬†Para solicita√ß√£o de modifica√ß√£o de equipamentos, usa-se o Anexo IX ‚Äď Solicita√ß√£o de remanejamento de recursos.

9.    Solicitação de modificação de equipamentos.

10.    Clicar no equipamento que deseja remover e depois clicar em novo para cadastrar. Depois que o equipamento for cadastrado, clicar em voltar.

11.    Preencher a justificativa e clicar em enviar.

Passo a passo para envio de relatório técnico de projetos

1.¬†¬† ¬†Clicar em Anexo 6 ‚Äď Relat√≥rio t√©cnico de projeto de pesquisa.

2.    Preencher o campo parcial ou final.

3.    Clicar em salvar e enviar.

 

Alice Feldens Carromeu/Mídia Ciência/Fundect

BOLETIM INFORMATIVO

MS FAZ CIÊNCIA

Nº 10

VER ONLINE
+ Edições

BASE DE PROJETOS

desenho de uma lupa

REVISTA

CORUMBELLA

Nº 04

VER ONLINE
+ Edições

Seções

A Fundect

Programas

SIGFAP

Parceiros

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial