Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Facebook Twitter Youtube Sound Cloud
Notícias Pesquisa em MSBritish Council promove curso para pesquisadores em Campo Grande

British Council promove curso para pesquisadores em Campo Grande

O British Council, em parceria com a Fundect, promove o Workshop Researcher Connect em Campo Grande nos dias 20, 21 e 22 de março. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença do diretor-presidente da Fundect, Davi Bungenstab. Participam 24 pesquisadores com nível acadêmico mínimo de doutorado e doutorandos de várias áreas do conhecimento e com bom nível de conhecimento da língua inglesa, pois o curso é inteiramente ministrado em inglês.

‚ÄúO curso ir√° oferecer treinamento para melhorar a qualidade das nossas publica√ß√Ķes cient√≠ficas na l√≠ngua inglesa, al√©m de orientar os pesquisadores na apresenta√ß√£o de seu trabalho como um todo, inclusive para facilitar a aproxima√ß√£o com pesquisadores do Reino Unido‚ÄĚ, afirmou Davi.

Diretor-presidente da Fundect, Davi Bungenstab

O British Council √© a organiza√ß√£o internacional do Reino Unido para rela√ß√Ķes culturais e oportunidades educacionais.¬†Promovemos coopera√ß√£o entre o Reino Unido e o Brasil nas √°reas de l√≠ngua inglesa, artes, esportes e educa√ß√£o. Acesse o site para mais informa√ß√Ķes: www.britishcouncil.org.br

Marly D Amaro Blasques Tooge e Flávia Pires Rodrigues

O curso √© ministrado pelas consultoras do British Council, Fl√°via Pires Rodrigues e Marly D Amaro Blasques Tooge. ‚ÄúO Researcher Connect √© uma parceria com as Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa brasileiras e tem como foco fazer um treinamento para que os pesquisadores tenham maior profici√™ncia e habilidade em se comunicar fora do pa√≠s‚ÄĚ, afirma Marly.

Com a import√Ęncia da internacionaliza√ß√£o das universidades no Brasil, houve uma exig√™ncia maior e uma procura maior dos profissionais de irem para outros pa√≠ses buscar parcerias e tamb√©m participarem de eventos internacionais como forma de atrair pesquisadores de outros pa√≠ses para desenvolver pesquisas em parceria‚ÄĚ, destaca Fl√°via.

Alinne Castro e Rafael Dettogni Guariento

Para Alinne Castro, bi√≥loga do Programa de P√≥s-gradua√ß√£o em Biotecnologia da Universidade Cat√≥lica Dom Bosco, uma das participantes, o curso √© de extrema import√Ęncia para o cen√°rio cient√≠fico. ‚ÄúNossa pesquisa √© percebida por meio de nossa escrita e hoje a l√≠ngua inglesa √© fundamental para alcan√ßar a internacionaliza√ß√£o do trabalho do pesquisador‚ÄĚ.

‚ÄúO curso apresenta v√°rias estrat√©gias de reda√ß√£o cient√≠fica. O conhecimento adquirido aqui ser√° muito √ļtil para a minha rotina como pesquisador‚ÄĚ, destacou Rafael Dettogni Guariento, participante do curso, bi√≥logo e¬†professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Researcher Connect

O programa Researcher Connect é composto por uma série de cursos de curta duração voltados para pesquisadores em todos os estágios da carreira acadêmica e de todas as áreas do conhecimento. 

As aulas s√£o em ingl√™s e t√™m o objetivo de aprimorar as habilidades¬†em comunica√ß√£o cient√≠fica em contextos internacionais e multiculturais. Os participantes aprendem t√©cnicas para se comunicar melhor no idioma¬†em diversas situa√ß√Ķes: apresenta√ß√Ķes orais, escrita acad√™mica, publica√ß√£o de artigos em peri√≥dicos internacionais, propostas de projetos, elabora√ß√£o de abstracts, entre outros.¬†

Para pesquisadores de todo o mundo, divulgar seus projetos em inglês de forma eficaz é essencial para o sucesso. As universidades também encontram uma necessidade crescente de internacionalização, especialmente no Brasil. O Researcher Connect foi desenvolvido para atender a essas demandas globais.  

 

Texto: Bianca Iglesias | Fotos: Bianca Iglesias, Carlos Fernandes

BOLETIM INFORMATIVO

MS FAZ CIÊNCIA

Nº 10

VER ONLINE
+ Edições

BASE DE PROJETOS

desenho de uma lupa

REVISTA

CORUMBELLA

Nº 04

VER ONLINE
+ Edições

Seções

A Fundect

Programas

SIGFAP

Parceiros

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial