Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul
Facebook Twitter Youtube Sound Cloud
Notícias Pesquisa em MSDica de leitura: Cartilha para montagem de cobertura em bambu para moradias rurais

Dica de leitura: Cartilha para montagem de cobertura em bambu para moradias rurais

A "Cartilha para Montagem de Cobertura em Bambu para Moradias Rurais" é resultado do trabalho de dissertação do Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo é divulgar um sistema construtivo de estrutura de cobertura de bambu para moradias rurais de interesse social, especialmente em assentamentos rurais.

O sistema possibilita a ampliação de moradias, principalmente por meio da execução de varandas e também a construção de coberturas de novas casas. O bambu surge como uma boa alternativa já que pode ser cultivado na propriedade rural e em quatro anos está pronto para uso, diminuindo gastos energéticos de produção, resíduos, tempo e custos com transporte e aquisição.

"Possibilitar a autoconstru√ß√£o da cobertura foi fator decisivo para elabora√ß√£o desta proposta, resultando em um sistema que necessite de poucas e simples ferramentas e permita utilizar m√£o de obra n√£o especializada. Quanto aos materiais escolhidos para o projeto procurou-se respeitar a volumetria das edifica√ß√Ķes j√° existentes e utilizar materiais j√° utilizados no meio rural e facilmente encontrados no mercado como telhas planas, porcas, parafusos, arruelas e barras rosc√°veis", afirma Ana Paula da Silva Milani, organizadora da obra.

A cartilha ilustra passo a passo as etapas de plantio, manejo, corte, secagem, tratamento das varas e montagem do sistema de cobertura com uso do bambu, facilitando ao pequeno produtor rural, a construção da cobertura da varanda ou da sua casa.

Programa de Apoio à Publicação Técnico-Científica | Publica

O Publica tem como objetivo ampliar a socializa√ß√£o, divulga√ß√£o e populariza√ß√£o do conhecimento cient√≠fico produzido no Estado de Mato Grosso do Sul por meio da publica√ß√£o e divulga√ß√£o dos resultados das pesquisas cient√≠ficas e tecnol√≥gicas, in√©ditas e de relev√Ęncia estadual, nas modalidades livros, colet√Ęneas, dossi√™s tem√°ticos, manuais, mapas e cat√°logos cient√≠ficos, por meio da concess√£o de apoio financeiro para publica√ß√£o e amplia√ß√£o da divulga√ß√£o dos resultados originais de pesquisa e inova√ß√£o tecnol√≥gica realizada por pesquisador vinculado √† institui√ß√£o de ensino superior e/ou pesquisa, p√ļblica ou privada, do Estado de Mato Grosso do Sul.

Fundect

BOLETIM INFORMATIVO

MS FAZ CIÊNCIA

Nº 10

VER ONLINE
+ Edições

BASE DE PROJETOS

desenho de uma lupa

REVISTA

CORUMBELLA

Nº 04

VER ONLINE
+ Edições

Seções

A Fundect

Programas

SIGFAP

Parceiros

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico CAPES - Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento de Pessoal de N√≠vel Superior FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial Sebrae - Servi√ßo Brasileiro de Apoio √†s Micro e Pequenas Empresas CONFAP - Conselho Nacional das Funda√ß√Ķes Estaduais de Amparo √† Pesquisa CONSECTI - Conselho Nacional de Secret√°rios Estaduais para Assuntos de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o SECTEI - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inova√ß√£o ABDI - Ag√™ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial